segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Isómeros geométricos



Os isómeros geométricos pertencem à família dos estereoisómeros, mais concretamente, dos isómeros configuracionais. Portanto, como o próprio nome indica, diferem entre si na configuração de um ou mais carbonos. A particularidade deste tipo de isomeria é que envolve carbonos não tetraédricos, ou seja, carbonos que não estabelecem 4 ligações simples. Dito de uma forma mais simples, envolve carbonos que estabelecem ligações duplas.
 O caso clássico deste tipo de isomeria são os isómeros cis e trans, em que a configuração de um dos carbonos envolvido na ligação dupla muda. Convém referir que estes isómeros não são conformacionais, pois as ligações duplas não podem sofrer rotação.
Finalmente, queria também destacar que é preciso cuidado quando se compara duas moléculas que diferem entre si numa região que contém ligações duplas. Neste caso, só se tratará de um caso de isomeria geométrica se se descartar primeiro a possibilidade de se tratar de isomeria constitucional. Por exemplo, na imagem seguinte, as duas primeiras moléculas são isómeros geométricos, enquanto que as moléculas 1 e 3, ou 2 e 3 são isómeros constitucionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário