sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Ligação peptídica



A ligação peptídica é uma ligação covalente que se estabelece entre dois aminoácidos. Mas não é uma ligação covalente qualquer… é uma ligação que envolve o grupo a-amina de um aminoácido e o grupo a-carboxílico de outro aminoácido. 
O conceito de ligação peptídica é por vezes utilizado genericamente, quando qualquer grupo amina de um aminoácido reage com um (qualquer!) grupo carboxílico de outro aminoácido, e esta utilização genérica está envolta nalguma polémica. De facto, há quem considere que apenas quando os grupos funcionais envolvidos na ligação estão ligados ao carbono a, a ligação deve ser chamada de peptídica, ao passo que quando são grupos funcionais com localizações diferentes nos correspondentes aminoácidos, a ligação já não deve receber esse nome. Eu pessoalmente também defendo que apenas no primeiro caso se trata de uma ligação peptídica.
A formação de uma ligação peptídica é um exemplo de uma reação de condensação, que liberta uma molécula de água. Portanto, um dos aminoácidos envolvidos na reação vai libertar O e H e o outro vai libertar H. Sendo assim, uma vez que no produto final, nenhum dos 2 aminoácidos vai ter exatamente a mesma composição que tinha inicialmente, devem ser chamados de resíduos de aminoácidos. A formação da ligação peptídica requer energia, sob a forma de hidrólise de ATP, e é por isso que a síntese de proteínas é dispendiosa do ponto de vista energético. A reação inversa (clivagem da ligação peptídica) é uma reação de hidrólise e liberta energia.
A ligação peptídica é uma ligação amida (e não amina, como muitas vezes erradamente é chamada!). Do ponto de vista estrutural, é uma ligação planar, ou seja, todos os átomos envolvidos encontram-se no mesmo plano. 
Na realidade, a ligação não é uma ligação simples, mas sim parcialmente dupla, uma vez que existe deslocalização eletrónica entre o azoto e o oxigénio. Como consequência, as ligações peptídicas são um local de rigidez estrutural nas moléculas que as possuem, uma vez que não sendo ligações simples, não sofrem rotação, e por isso não permitem alterações conformacionais nesse local. Tal como acontece com as ligações duplas, as ligações peptídicas ao não sofrerem rotação, podem apresentar-se sob 2 formas isoméricas diferentes: cis e trans.

20 comentários:

  1. Adoreiiii!! Muito bem explicado

    ResponderEliminar
  2. Adoreiiii!! Muito bem explicado

    ResponderEliminar
  3. Ótima Explicação. Você poderia me passar as referencias bibliográficas utilizadas para este artigo? estou precisando cita-las para embasamento em discussão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      infelizmente por motivos pessoais e profissionais estive uns meses sem vir aqui ao blog, portanto só hoje é que vi o teu pedido.

      Os posts que eu escrevo são o resultado de vários anos dedicados à bioquímica, portanto não têm uma referência específica. De qualquer das formas, se precisares de uma referência, podes colocar o Lehninger, ou um livro de Química Orgânica.

      Volta sempre! :)

      Eliminar
  4. muito bom
    mais eu gostaria saber o porque da dupla ligação no resultado das ligações peptidica

    ResponderEliminar
  5. muito bom
    mais eu gostaria saber o porque da dupla ligação no resultado das ligações peptidica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hildebrando,

      na realidade a ligação peptídica não é uma ligação dupla, mas sim parcialmente dupla. O que se passa é que existem eletrões ligantes que estão deslocalizados em torno das ligações covalentes que envolvem a ligação peptídica. Chama-se a isto ressonância eletrónica.

      Volta sempre!

      Eliminar
  6. Construa um oligopeptídeo formado pelos seguintes

    aminoácidos:

    NH3 + ‐ Gly - Arg - Asp - Glu - Asp -COO-


    Qual será a carga elétrica desse oligopeptídeo em pH 2,

    4, 6, 8 e 10?

    ResponderEliminar
  7. por mais que li a respeito não consigo fazer esse exercicio acima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      para responder a essa questão precisas de saber quais os pka de todos os grupos ionizáveis. Só assim é possível determinar se predomina a forma protonada ou desprotonada de cada um deles.

      Volta sempre! :)

      Eliminar
  8. qual a consequencia da ligação peptidica ser de caracter parcial?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      isso faz com que essa região seja rígida, pois deixa de ser possível haver rotação em torno da ligação peptídica.

      Volta sempre! :)

      Eliminar
  9. Pois bem, eu gostaria de saber o que acontece com os peptídios após uma hidrólise de proteínas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eni,

      não percebi bem a tua questão... Estás a referir-te à digestão das proteínas, ou à degradação que ocorre dentro das células?

      Volta sempre! :)

      Eliminar
  10. Por que a ligação peptídica é rígida e plana?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque existe ressonância eletrónica que faz com que a ligação seja parcialmente dupla.

      Volta sempre! :)

      Eliminar
  11. olá, gostaria de saber quando podemos formar dois peptídeos com estrutura primária diferente,é porque acontece isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá lana,

      basta trocar a ordem dos aminoácidos.

      Volta sempre! :)

      Eliminar
  12. No caso de uma reação inversa (clivagem ) em uma macromolécula de colágeno em ph 1,8 a reação será específica nas ligações pepetiticas? Ou pode ocorrer em outros pontos da macromolécula ?

    ResponderEliminar