sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Isómeros conformacionais



Hoje vou dedicar um post aos isómeros conformacionais, que são uma classe pertencente aos estereoisómeros. Este tipo de isomeria é um pouco controverso, havendo quem considere como sendo, de facto, um tipo particular de isómeros, e quem considere que se trata de diferentes estruturas da mesma molécula.
Para se compreender o conceito de isómero conformacional, convém começar por destacar uma propriedade que apenas se observa nas ligações simples – a capacidade de sofrerem rotação, funcionando como um eixo. 
 
Nesse sentido, regiões de uma molécula que possuam ligações simples são caracterizadas por apresentarem uma elevada flexibilidade rotacional.
Quando se compara duas moléculas, se for possível converter uma na outra através de rotação em torno de uma (ou mais) ligação simples, tratam-se de isómeros conformacionais.
Uma vez que, na realidade, as duas moléculas são convertíveis sem ser necessário clivar ou criar novas ligações covalentes (é essa a definição de conformação, tal como expliquei num post anterior…), há quem defenda que essas moléculas não devem ser consideradas isómeros.

2 comentários:

  1. Amei! Ajudou demais! Muito Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, fico feliz por saber que o meu blog te ajudou.

      Volta sempre! :)

      Eliminar